Nino Carvalho – Consultor e Professor

Aprenda a Arte de Como Dizer “Não”

15 de junho de 2016

Ao longo da minha carreira como executivo e Consultor, tenho percebido um ponto pacífico na opinião de executivos, consultores e profissionais de agências: é tarefa muito difícil dizer “não”, seja para seus clientes ou mesmo para seus chefes.

No Brasil, dadas as nossas características culturais, é ainda mais complicado, em ambientes de trabalho, dizer não para quem está envolvido em seus projetos. O sociólogo holandês Geert Hofstede já havia identificado isso em seu estudo sobre as particularidades de diferentes culturas, em meados da década de 1980.

Como recebo muitas perguntas sobre o tema, seja de alunos ou de seguidores, decidi gravar um vídeo sobre a importância de saber dizer não – na verdade, esse tópico também surgiu em um dos meus Webinars, quando conversei com o Consultor Cláudio Moreira sobre Como Ser Consultor de Pequenas e Médias Empresas.

.:. O que você vai aprender no vídeo?

Em adição a dois cases que vivi, como Consultor, em que tive que negar pedidos de clientes, destaquei alguns pontos importantes no vídeo:

  • As vantagens de aprender a dizer não
  • Os impactos negativos e as consequências de sempre aceitar pedidos de seus clientes
  • A importância de educar o cliente para o sucesso de seus trabalhos
  • As razões que levam o cliente a sempre achar que suas demandas serão feitas
  • Quais os passos para que você se previna e saiba quando e como dizer não

> > ASSISTA ao vídeo “Como Dizer Não” abaixo > >


 

Um ponto importante no vídeo é quando falo dos dois cases, ambos muito ilustrativos. Naturalmente, escolhi duas ocasiões em que percebi, de forma firme e consciente, dizer categoricamente que não poderia atender aos clientes.

No primeiro exemplo, falo de um dos meus primeiros clientes como Consultor, em 2009. Foi com uma empresa de médio porte, mas líder em seu segmento, atuante na área de Educação. O segundo caso, mais recente, aconteceu com uma empresa business-to-business (B2B), multinacional, em um projeto que liderei para a organização na região da América Latina.

Existem momentos em que “dizer não” é fundamental, mas você precisa saber muito bem como conduzir a interação para que seu relacionamento não seja afetado negativamente. Assista ao vídeo para você saber como lidei nessas situações.

Em última análise, não saber dizer não irá custar tempo e dinheiro a você. Pura e simplesmente isso – se você não aprender a como negar certas atividades demandadas pelo cliente, sua vida como Consultor (e mesmo como executivo) será curta e cheia de turbulências.

Portanto, assista ao vídeo e aprenda a Como Dizer Não.

 

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