Nino Carvalho – Consultor e Professor

Especial: Pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital no Reino Unido

11 de outubro de 2010

Nunca anteriormente a área digital ganhou tanto espaço e importância na mídia, nas empresas e na vida das pessoas. Em alguns países, por exemplo, o marketing online representa mais de 20% do investimento total em publicidade, ultrapassando o valor investido em mídia impressa (jornal e revista). Com a evolução da internet, a procura por profissionais capacitados na área digital aumentou substancialmente. Com isso, as universidades, antenadas com este crescimento, viram oportunidades de  investir e abrir novos cursos ligados ao assunto.

A resposta a esta demanda por parte das universidades brasileiras ainda deixa a desejar, principalmente quando comparada ao que já há disponível nas escolas do exterior.  Dois cursos que recomendo no Brasil e que preparam profissionais para os desafios digitais são: a Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Marketing Digital da Facha-IGEC (com professores como Carlos Nepomuceno, Paulo Teixeira e Patrícia Moura), e o Mestrado na UFBA (onde o Tarcízio Silva, por exemplo, estuda),  bastante conceituado no mercado.

No exterior, esta procura também é grande e a oferta maior ainda. Como muitos brasileiros têm optado por investir alguns anos (e muitos milhares de reais!) em uma especialização, mestrado ou até mesmo doutorado no exterior, a idéia desse post e compartilhar algumas sugestões de um dos principais focos de qualidade em educação e ações em internet no mundo: o Reino Unido (também referenciado como UK, do inglês “United Kingdom”).

Nos países do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) há várias opções de universidades que oferecem estes tipos de curso. Assim, com a ajuda do portal Education UK (gerenciado pelo órgão oficial de Cultura e Educação do Reino Unido, o British Council) selecionamos algumas das mais relevantes opções na área.

Sim, sim, eu também estou com vontade de fazer todos eles… mas vale dizer que o investimento em cursos assim é, em média, de 10 mil libras por ano (cerca de 27 mil reais). Além do curso, calcule cerca de mil libras para seus gastos pessoais (alimentação, moradia, transporte, alguma diversão, livros etc). Ou seja, o investimento em um mestrado no Reino Unido não sai por menos de R$ 55 mil.

Inegavelmente é um baita investimento mas, sem sombra de dúvidas, o retorno vale a pena. As principais instituições britânicas dizem que muitos alunos são contratados mesmo antes de terminar o curso. É certo que seu passe valerá mais quando voltar pro Brasil (isso se você quiser voltar…). Além disso, o mestrado no UK leva somente um ano, enquanto no Brasil você terá que estudar pelo menos por dois anos.

:: Opções mais rápidas e mais ao alcance do bolso

Por ser um dos principais centros de excelência em educação do mundo, naturalmente há opções excelentes de estudo com preços mais acessíveis e com curta ou média duração. Um ótimo exemplo é o Chartered Institute of Marketing (CIM – onde o Nino Carvalho estudou), tida como a melhor instituição de ensino não-academica (não é uma universidade) em Marketing do mundo.

O CIM oferece cursos de dois ou três dias, uma semana… em áreas diversas como Email Marketing, Marketing de Busca, Mensuração de Marcas, e até Gestão de Equipes Digitais. Uma lista completa, em ordem alfabética de todos os cursos, pode ser vista aqui.

Um dos diferenciais do CIM é que os alunos em geral já são atuantes no mercado digital, trabalham com internet e, acima de tudo, seus professores são de altíssimo nível. Um dos docentes mais conhecidos internacionalmente é o Dave Chaffey, que possui Twitter superativo e diversos livros na área.

:: Curso em Destaque

Destaco esta universidade porque tive a oportunidade de estudar lá entre 2002 a 2004. Na ocasião, fiz um Mestrado em Gestão de Marketing e posso dizer que a experiência foi incrível. Embora não tenha sido um curso na área Digital, com certeza, foi lá que formei toda a minha base de conceitos e estratégias de marketing.

Universidade de Westminster em LondresApesar do investimento inicial ser maior do que nas maiorias das universidades no Brasil, nada se compara a experiência que você pode adquirir no exterior. O Reino Unido é muito reconhecido pelo alto nível em Educação e aqui no Brasil isso tem um valor gigantesco. Você se torna um profissional diferenciado pela formação e pela vivência em uma cultura que é tão mais ampla e que dá oportunidade de, inclusive, se lançar em mercados internacionais.  Se você tem esta oportunidade, sugiro agarrá-la e ir em frente; isso irá te enriquecer muito em todos os sentidos.

A dica que dou na Universidade de Westminster é o Mestrado em Sistemas de Informação para Negócios, que oferece uma pegada de tecnologia e gestão aplicada ao mundo dos negócios e ao mercado. Vale dizer que a universidade é mundialmente reconhecida em cursos nas áreas de Comunicação e Marketing.

:: Esforços para entender as tendências da internet

Muitas universidades e instituições britânicas estão fomentando eventos e pesquisas para compreender quais os impactos da internet na sociedade. A Universidade de Oxford, uma das mais conceituadas do mundo, desde 2001 mantém um centro de estudos chamado Oxford Internet Institute (OII), que mescla acadêmicos e profissionais de diferentes áreas para pesquisar temas como: e-Sociedade; e-Democracia; Ciência e Tecnologia no Aprendizado; Políticas e Governança Digital, entre outros.

O OII publicou em seu website uma entrevista em vídeo com o então Diretor do Yahoo! Research na Espanha e na América Latina, Ricardo Baeza-Yates, sobre o impacto das redes sociais na sociedade. Ele fala sobre os desafios que envolvem o conteúdo gerado pelo usuário (em sites como Flickr ou YouTube, e blogs em geral), não somente nas ciências tecnológicas, mas também na economia, psicologia, comunicação etc.

* Post by Mônica Rodrigues

:: Links de aprofundamento:

Receba novidades no seu email
Faça uma busca em nosso site
Nino Carvalho Consultoria e Capacitação
Avenida Engenheiro Sousa Filho, 1206 - Casa 210
Itanhangá - Rio de Janeiro, RJ - 22753-053 - Brasil

(21) 4042.8363(11) 3280.2468