Nino Carvalho – Consultor e Professor

Marketing e Tendências em debates exclusivos no NC Insights

18 de março de 2013

O projeto NC Insights começou em janeiro de 2013. Desde então, já recebemos os professores Graça Taguti, Zeca Carvalho e Marina Faria, além das futuras participações já confirmadas de Horácio Soares, professor e consultor em Experiência do Usuário e Letícia Camargo, Consultora em Planejamento Financeiro.

Neste post compartilhamos como foram as três primeiras edições dos encontros. Por enquanto, o NC Insights é exclusivo e fechado somente para a equipe da Nino Carvalho Consultoria. No entanto, como temos recebido muitos pedidos de participação, a partir do segundo semestre iremos abrir o projeto para alguns seletos convidados.

:: Graça Taguti > Tecnologia e a Humanidade

A Mestre em Novas Tecnologias de Informação e Cultura apresentou a palestra “O Homo 3.0”, falando sobre a influência da tecnologia na relação entre o indivíduo e sua existência, sua forma física e como ele é visto e se vê perante o resto do mundo.

“É impossível falar do indivíduo da atualidade, sem abordar todas as atividades e mídias que o acompanharam durante gerações. Atualmente, ser visto é mais importante que existir e, por isso, há tanto fascínio pelo ambiente virtual: pois ali o homem pode ser quem ele quiser, do jeito que quiser, se exibindo como quiser. A tecnologia é viciante”, afirmou Graça.

A palestrante também enfatizou que a tecnologia é fundamental, mas as pessoas não devem deixar de lado as relações interpessoais. “Na internet, todos te curtem. Mas quem gosta de você de verdade?”, questiona. “No passado, as pessoas planejavam o futuro. Hoje, o futuro já foi. Tudo é muito rápido, substituível e descartável”.

Após a palestra, Graça nos concedeu uma entrevista, falando um pouco mais sobre a comunicação nos tempos de internet e mobilidade. Assista ao vídeo na íntegra.

 

:: Zeca Carvalho > Quanto realmente vale o cliente?

A palestra do prof. Zeca, Doutor em Administração de Empresas e professor da UFRJ, falou sobre “Valor do Cliente e Relacionamento”, desmistificando o clichê “o cliente sempre tem razão”, e justificando que é necessário balancear a relação entre produtividade e geração de problemas.

Segundo ele, “80% dos problemas serão causados por 20% dos clientes. Ironicamente, 20% dos clientes vão gerar 80% da receita da empresa… Quem realmente é importante para seu negócio? Quem são seus clientes-chave? É necessário identificá-los e avaliar sua influência perante os demais stakeholders. Esses, sim, devem ser encantados e ter suas expectativas superadas”, afirmou.

Zeca também lembrou que uma falha pode ter um custo muito alto para a empresa e exemplificou dizendo que “um cliente de um supermercado, quando insatisfeito com a compra de um cereal que custa R$ 5, consequentemente deixará de fazer uma compra mensal de R$ 1.000, e compras anuais de R$ 12.000. Devemos levar em conta o valor vitalício do cliente e quanto isso impactará no negócio”, concluiu.

Em entrevista à nossa equipe, Zeca aponta outros fatores relacionados à importância de um relacionamento saudável entre empresas e clientes. Confira o vídeo na íntegra.

:: Marina Faria > Comportamento do Consumidor na Era Digital

A professora da FGV e da UFRJ, Marina Faria (Doutoranda e Mestre em Administração), apresentou à equipe da Nino Carvalho Consultoria uma palestra sobre o comportamento do consumidor. “Basicamente, o consumidor decide uma compra por etapas: reconhece a necessidade, busca informações, avalia as alternativas, escolhe o produto e desfruta de sua compra. O marketing atua entre a busca de informações e a avaliação das alternativas, e a internet influencia fortemente nessa decisão de compra, pois o consumidor tem cada vez mais acesso à informação e à opinião de outros consumidores”, afirmou a palestrante.

Marina também falou sobre a relevância de as empresas enxergarem as redes sociais como ferramenta estratégica de marketing: “é muito mais eficiente para as empresas que as pessoas percebam a relação dos outros clientes com as marcas, para que haja maior segurança na decisão de compra. As organizações devem estimular seus clientes a falarem com outras pessoas, e não somente com a própria empresa!”.

Ouça o podcast com o bate-papo entre Nino Carvalho e Marina Faria, sobre o comportamento do consumidor no ambiente digital e o impacto das mídias sociais nesse relacionamento.

:: Sobre o NC Insights

Com objetivo de aprimorar as competências de nossa equipe e estreitar nossos laços com profissionais que têm experiências e conhecimento de peso a compartilhar, a Nino Carvalho Consultoria promove, regularmente, o NC Insights. Trata-se de uma série permanente de palestras e debates, exclusivos para o time da Consultoria, mas com as conclusões publicadas em nosso blog, com detalhes sobre o evento, o convidado e o que discutimos durante cada encontro.

Por enquanto, o NC Insights é exclusivo para a equipe da Nino Carvalho Consultoria. Se tiver interesse em participar futuramente, por favor, mande-nos um email e avisaremos quando as inscrições estiverem abertas.

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