Nino Carvalho – Consultor e Professor

Como organizações públicas tratam o uso das mídias sociais no ambiente de trabalho

19 de outubro de 2012

Temos um grupo no Facebook sobre Comunicação Digital no Setor Público, aberto a qualquer profissional da área pública, a maioria composta por jornalistas, relações-públicas, analistas e gestores de projetos em comunicação de órgãos como Ministérios, Autarquias, Prefeituras, Universidades, entre outros.

Um dos participantes mais ativos deste grupo, Murilo Pinto, assessor de imprensa do Superior Tribunal de Justiça, lançou uma enquete no Facebook com o objetivo de concluir se e como os órgãos públicos permitem o acesso dos funcionários às mídias sociais.

O resultado foi positivo: metade das pessoas que participaram da pesquisa respondeu que sim, o acesso é totalmente liberado. Outros responderam que há algumas restrições: somente profissionais de certos setores dentro de sua organização têm essa permissão, ou somente em horários pré-determinados, como durante o intervalo de almoço ou alguns minutos por dia.

 

Infográfico - Acesso às mídias sociais no setor público

Isso nos faz concluir que o Setor Público já enxerga as mídias sociais com bons olhos e que acredita que essa pode ser uma interessante ferramenta de informação e interação com o cidadão e (por que não?) com o próprio servidor. O fato de a maior parte das instituições desse segmento permitir que o funcionário utilize o mundo digital em “horário útil”, revela que já é compreendida a importância dessa prática e do contato/uso das mídias sociais para própria evolução da organização.

Confira o infográfico que criamos com o resultado da pesquisa. Se você atua no Setor Público e quiser participar do grupo, será muito bem-vindo! Participe aqui.

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