Nino Carvalho – Consultor e Professor

Pesquisas e Killer Facts sobre Email Marketing

16 de maio de 2013

Nossa equipe realizou uma breve pesquisa focada em alguns dados sobre o email marketing. Concluimos que, embora o boom das redes sociais tenha tomado a atenção da maioria das empresas, o email marketing é uma ferramenta imprescindível para relacionamento, vendas, informação, geração de leads, direcionamento de tráfego, entre outros.

:: Overview

  • Estima-se que até 2014, cada pessoa receberá, em média, 9000 mensagens de email marketing por ano (Forrest Research, 2009)
  • Oito em cada dez empresas no mundo utilizam campanhas de e-mail marketing (Marketing 360, 2011)
  • Um assunto personalizado gera um incremento de até 39% em aberturas, assim como a menção do período em que expira a promoção na linha de assunto também aumenta em 39% essa taxa (Email Evolution Conference 2010)
  • 18,3% das ações de e-mail marketing contemplam botões de compartilhamento. O botão de compartilhamento do Facebook é o mais usado (91%) em ações de e-mail marketing. A cada 10 mil e-mails enviados com opção de compartilhamento, 23 clicam no botão do Facebook, 7 no do Twitter, e 4 no do LinkedIn (GetResponse, 2012)
  • Os gastos mundiais com ferramentas de e-mail marketing devem passar de US$ 1,3 bilhão, valor registrado em 2010, para cerca de US$ 2 bilhões em 2014 (Forrester Research, 2013)

:: Impacto do email marketing nos negócios

  • 78% das empresas brasileiras utilizam atualmente o email marketing (ABEMD, 2011)
  • 30% dos profissionais de todo o mundo ampliaram suas verbas em email marketing (Forrest Research, 2009)
  • O e-mail marketing é responsável por 10% dos negócios fechados para 50% das empresas que utilizam essa ferramenta para contato com o cliente. Em sua maioria, as empresas usam o canal para promoções (36%), vendas (33%) e ações de relacionamento (31%) (ABEMD, 2013)
  • 79% das empresas afirmam que 10% a 15% de suas rendas provém de estratégias de marketing direto, utilizando a ferramenta de email marketing (ABEMD, 2011)
  • 35% das empresas usam o e-mail marketing como sua principal ferramenta de marketing direto. Para 28%, delas essa é a ferramenta de marketing direto com melhor desempenho e com maior facilidade de mensuração (Direct Partners, 2008)
  • Em novembro de 2011, no Brasil, o e-mail marketing gerou 9,3% do tráfego de todas as lojas virtuais e sites de classificados, um crescimento de 27%. Nesse mesmo período, as redes sociais foram responsáveis por 8,6% do tráfego, alta de 18,2% (Serasa Experian e Hitwise, 2011)
  • O e-mail marketing é hoje a mídia digital com maior retorno sobre o investimento (ROI), ou seja, US$ 40,56 por dólar investido. A tendência é que esse retorno se mantenha nos próximos anos, impulsionado principalmente pelo crescimento do e-commerce (Return Path, 2012)
  • O e-mail marketing converte, em média, 2,53% para o varejo on-line, superando buscas orgânicas e pagas, além de ações em redes sociais (Serasa Experian no Fórum E-commerce Brasil 2012)

:: Comportamento do e-consumidor

  • A maioria das interações com mensagens de email marketing, incluindo cerca de 90% das aberturas, ocorre nas primeiras 72h após o envio (Mailer Mailers, 2009)
  • 69% das pessoas se baseiam no assunto antes de abrir a mensagem (Email Evolution Conference 2010)
  • 60% dos internautas clicam em “denunciar como spam” baseado no assunto do e-mail (Email Evolution Conference 2010)
  • 44% fizeram pelo menos uma compra no ano passado, impulsionadas por emails promocionais (Jupiter Research,
2007)
  • Pessoas que compram produtos por conta de um email gastam 138% a mais do que as pessoas que não recebem esse tipo de oferta (Forrester
 Research,
2008)
  • A maioria dos consumidores prefere receber notificações de publicidade e ofertas especiais por email: 42%, contra 33% dos que optam por uma ligação (Econsultancy, 2010)
  • O futuro do e-mail marketing é marcado pela otimização para dispositivos móveis: o número de brasileiros que abrem e-mail marketing em dispositivos móveis aumentou 44% no país em menos de um ano. (Spli, 2012)

:: Algumas referências sobre o tema:

 

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