Nino Carvalho – Consultor e Professor

Ferramentas de Monitoramento e Inteligência Social

06 de fevereiro de 2016

(atualizado em JUNHO de 2016)

Devido aos frequentes debates em salas de aula e com clientes, bem como a clara necessidade de se ter um repositório útil para consulta de boas ferramentas de auxílio ao profissional / estrategista de Marketing Digital, compilei as sugestões de diversas fontes (profissionais, pesquisadores, agências, blogs etc) sobre algumas das principais e mais úteis ferramentas de monitoramento social e inteligência competitiva na internet.

 

As ferramentas que eu mesmo uso em minhas aulas e consultorias em Planejamento Estratégico de Marketing Digital (PEMD) estão incluídas nessa lista.

 

Existem diversas (muitas, inúmeras!) formas de se monitorar o ambiente online e levantar insumos para um Diagnóstico Estratégico ou Analise Competitiva. É possível perseguir seus concorrentes, clientes e prospects, bem como entender como é a percepção da sua marca frente a estes públicos, além de compreender quais os fatores do macroambiente que tendem a impactar mais em seu mercado e em sua organização.

Planejamento Estratégico de Marketing Digital (PEMD)

Planejamento Estratégico de Marketing Digital (PEMD)

Na verdade, independentemente das ferramentas que você escolher, pense na internet como uma excelente fonte (em muitos casos, a melhor) para alimentar a inteligência competitiva de sua empresa. Como costumo dizer, a internet é a ferramenta que marketing sempre pediu a Deus em seus desejos mais eternos e íntimos!

Destaquei com “minha recomendação” as que prefiro e/ou uso com mais frequência.

:: Para Análise do MACROAMBIENTE

Nessa lista, considero todos como “minha recomendação”, sendo que algumas são ferramentas propriamente ditas, enquanto outros são sites/blogs que você deveria acompanhar (acessar a News, colocar no seu Flipboard) para ajuda-lo a ficar sempre a par das evoluções de nosso mercado, bem como o impacto de inovações, tecnologias e o digital em outros mercados.

:: Para Análise do MICROAMBIENTE

:: REDES SOCIAIS em geral

:: Específicas para FACEBOOK

:: Específicas para TWITTER

:: Específicas para INSTAGRAM

:: Específicas para BLOGS

:: Específicas para SITES

:: MARKETING DE BUSCA (SEO e Links Patrocinados / Publicidade)

:: Outras fontes interessantes

Não pense em “qual a melhor ferramenta”… na verdade, você deverá usar uma seleção delas para monitorar sua marca, seus produtos, e seus competidores. Navegue, experimente e veja quais são as mais úteis para seus objetivos. Lembre-se que cada uma tem uma função, pontos fortes e fracos. Por isso, será necessário escolher algumas para fazer um trabalho de inteligência de marketing realmente sólido e de valor para a organização.

Parte delas são pagas, outras gratuitas. Minha sugestão é que você use um mix de algumas destas para ajudá-lo no monitoramento e, mais que isso, nos processos de definição do ambiente de marketing que orientará seu planejamento estratégico de marketing digital.

Vale dizer que, apesar de todas essas recomendações serem amplamente utilizadas no mercado (tanto no Brasil, quanto fora), as versões livres podem apresentar limitações nas coletas de dados, especialmente em organizações de menor impacto na internet.

Se tiver dúvidas ou recomendações sobre outras ferramentas interessantes, por favor, compartilhe nos comentários (abaixo) ou por email. Farei uma avaliação e eventualmente incluirei suas sugestões aqui.

Esse post teve a contribuição de Marcello Perongini, Luciana Salgado.

 

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