Nino Carvalho – Consultor e Professor

Ferramentas úteis para gestão do Twitter

11 de setembro de 2014

Mais que uma rede social, o Twitter é um relevante disseminador de conteúdo e informação na web. E mídias sociais tornam-se muito mais úteis quando conseguimos extrair informações relevantes, como, por exemplo, com que público estamos nos relacionando, ou um comparativo com outros perfis (leia também:  Ferramentas de Monitoramento e Inteligência Social).

Selecionamos algumas ferramentas que utilizamos em nossas análises (sem qualquer ordem de preferência ou frequência de uso) e que podem ser muito úteis para diagnósticos e monitoramentos regulares. A maioria delas é gratuita, outras possuem algumas restrições e limites de tempo e podem ser pagas para oferecer mais funcionalidades.

– Twitter Counter 

Uma espécie de “Facebook Analytics”, mas para o Twitter. Oferece algumas estatísticas básicas (até 6 meses de histórico, na versão gratuita) e alguns insights em diversas variáveis. Permite analisar outras marcas.

– Topsy 

É tido como o maior repositório de buscas em redes sociais do planeta, pois contém todos os tweets publicados em toda a história. Ou seja, a utilidade da ferramenta é permitir uma busca por palavras em todo o histórico (incluindo informações atuais / real time) no Twitter. O usuário pode selecionar diferentes filtros para pesquisa.

– Manager Flitter

É um suporte à gestão do Twitter e traz informações de unfollow e uma série de filtros para que você conheça melhor quem sua marca está seguindo, bem como perfil de seus seguidores. Esta ferramenta é bastante útil para gerenciar o público com quem você se relaciona no Twitter.

– Twocation 

Checa a localização geográfica dos seus seguidores, o que pode ser particularmente interessante para marcas que atuam em vários países. Infelizmente, é bastante lenta e instável.

– Reppler

Trata-se de um simples monitoramento, mas com dashboards interessantes, que podem ajudar o usuário a atentar para alguns pontos específicos. Atualmente a ferramenta também contempla o Facebook.

– Schmap

Traz algumas funcionalidades, inclusive de comparação com a concorrência. Mostra o perfil dos seguidores por país, cidade (inclusive cidades brasileiras), sexo, profissão, faixa etária, entre outras informações demográficas e de comportamento/preferências.

– Twtrland

Ferramenta bem completa, mesmo na versão gratuita. Analisa sua atividade social, o impacto de suas publicações, sugere perfis relevantes e, na versão paga, oferece informações mais detalhadas sobre seu conteúdo publicado e hábitos de seus seguidores.

– SocialMentions

Uma forma muito simples de monitoramento: basta buscar pela palavra-chave desejada e encontrar menções sobre o termo, além de classificações por sentimento, usuários mais engajados e outras palavras e hashtags relacionadas.

– Followerwonk 

Mais uma ferramenta bem completa em sua versão free. Permite pesquisar perfis interessantes para se relacionar, comparar dados sobre contas (como número de seguidores e publicações, por exemplo), analisar hábitos dos seguidores (como localização, quem segue, horários de atividades), entre outros.

– Hashtags.org

Lista as principais hashtags do Twitter por assunto e evento relacionado. A versão pro permite que o usuário acompanhe o desempenho de sua hashtag de interesse.

– Just Unfollow

Demonstra diversas informações sobre seus seguidores, mas a principal função é deixar de seguir automaticamente os perfis que não te seguem.

– Tweriod

Apresenta métricas sobre hábitos de seus seguidores. Ajuda principalmente a selecionar os melhores horários para as publicações.

– Twilert

Permite que sejam buscadas palavras-chave, filtrando os resultados por geolocalização, idioma ou usuário. É também uma boa ferramenta de monitoramento, pois envia alertas por email quando suas palavras são mencionadas. Oferece teste gratuito por 30 dias.

Receba novidades no seu email
Faça uma busca em nosso site
Nino Carvalho Consultoria e Capacitação
Avenida Engenheiro Sousa Filho, 1206 - Casa 210
Itanhangá - Rio de Janeiro, RJ - 22753-053 - Brasil

(21) 4042.8363(11) 3280.2468