Nino Carvalho – Consultor e Professor

Fome de infográficos!

19 de agosto de 2010

De um tempo pra cá passei a consumir muito os infográficos. Acho uma idéia fantástica para ajudar a lidar com o volume e a necessidade de informação de empresas, profissionais, cidadãos… É fácil de entender, gostoso de ler/ver/aprender, e muito conveniente – ingredientes certeiros pra necessidade dos tempos corridos em que vivemos.

O blog Visual Loop publicou uma pesquisa mostrando a evolução de posts com infográficos de 2008 até agosto de 2010, e calcula que hoje exista mais de 3000 conteúdos postados diariamente com este formato de disseminação de informações.

Recentemente, a revista Veja montou uma série de infográficos focados no tema Eleições, com foco nos presidenciáveis. Os dados e informações falam um pouco de tudo sobre o tema, destacando os fatos mais relevantes. Os infográficos vão desde a Genealogia dos Partidos, ou a biografia dos candidatos, até testes para entreter o internauta. Um dos mais bacanas é o Palavra do Leitor, no qual é possível colocar qual a sua maior esperança e a sua maior expectativa para os próximos anos no Brasil. Com base nestas informações dadas por milhares de internautas, a Veja constrói uma nuvem de tags com os termos mais frequentes.

Uma das publicações nacionais que mais usa os infográficos com essa idéia de passar, de maneira fácil, uma grande quantidade de informações e gráficos, é a revista SuperInteressante. Eles possuem um perfil no Flickr com várias imagens muito bacanas, além de outros formatos úteis para consumo e compreensão de informação, como a galeria multimídia da revista.

Também descobri recentemente um perfil no Flickr que tem quase 200 infográficos sobre Redes Sociais. Eu prefiro guardar os meus no Delicious e são já uns 50 links selecionados somente com infográficos nas áreas de consumo, marketing / mercado móvel, e comportamento do consumidor, redes sociais e várias informações demográficas do Brasil e outros países.

Dessa lista, tenho alguns preferidos:

E pra divertir um pouco:

Passei a monitorar as palavras infográfico e infographic no Twitter (uso o Hootsuite basicamente) e no Google Alerts e todo dia tem coisa nova e interessante, vale o esforço. Se preferir, confira esse infográfico sobre… “Como fazer um infografico“!!

Se tiver alguma dica, por favor, mande pra mim! ;-)

Receba novidades no seu email
Faça uma busca em nosso site
Nino Carvalho Consultoria e Capacitação
Avenida Engenheiro Sousa Filho, 1206 - Casa 210
Itanhangá - Rio de Janeiro, RJ - 22753-053 - Brasil

(21) 4042.8363(11) 3280.2468