Nino Carvalho – Consultor e Professor

Klout – o índice de relevância digital

15 de junho de 2011

Uma das principais vantagens da internet, do ponto de vista de marketing, é a facilidade com que podemos mensurar diferentes variáveis que influenciarão a tomada de decisões estratégicas da empresa. Nesse sentido, há literalmente milhares de ferramentas (pagas e gratuitas) para auxiliar o profissional de marketing a coletar, filtrar e compreender o monumental universo de dados de comportamento e uso dos internautas nos sites, redes sociais, blogs etc.

Com tamanha vastidão de possibilidades, o mercado tem caminhado naturalmente por convencionar algumas medidas, adotar alguns padrões. Provavelmente uma das principais é o Klout, definido como a medida da influência online de determinado ator social (uma pessoa, marca, produto, empresa). O Klout utiliza 35 variáveis, aplicadas aos perfis no Twitter, LinkedIn e Facebook, pra mensurar a influência – Alcance Real, Probabilidade de Amplificação e Rede de Relacionamento.

  • Alcance Real – é o tamanho de sua audiência, com base em seus seguidores/amigos que de fato ouvem e reagem às suas mensagens
  • Probabilidade de Amplificação – é o nível potencial de suas mensagens gerarem ações (replies, RTs, curtir e comentários)
  • Rede de Relacionamento – mostra o quão influente sua audiência é.

Com esta medida de Klout, você conseguirá saber o grau de influência do ator pesquisado. Por exemplo, se sua marca receber um comentário negativo no Twitter ou Facebook, você conseguirá medir a influência e o potencial impacto que o ofensor terá com aquele feedback. Isso te ajudará a entender quem são os principais ofensores e advogados, avaliar quando e como reagir a mensagens diversas, e definir estratégias de relacionamento com os principais influenciadores-chave.

Você conseguirá medir o Klout de qualquer perfil diretamente no Klout.com. Além disso, algumas ferramentas de gestão de redes sociais, como o Hootsuite (meu predileto!), já trazem o Klout embutido em suas funcionalidades (no PPT abaixo coloquei esse exemplo do Hootsuite também).

:: Como avaliar se a pontuação do Klout é alta ou não?

Naturalmente, o Klout é relativo para cada universo pesquisado. Ou seja, se no seu segmento de atuação é média de Klout é 30, alguém que tem o score 33 é relevante.

De maneira geral, no entanto, podemos considerar o seguinte:

  • Até 40 tende a ser irrelevante – provavelmente você poderá ignorar a interação deste usuário
  • Entre 40 e 50 a coisa começa a ficar mais interessante. Vale ler com mais atenção os últimos posts deste ator nas redes sociais e ficar observando qual as próximas reações que ele terá
  • Entre 50 e 60 recomendo passar a levar a sério o feedback do usuário. Um elogio ou uma crítica podem ter repercussões relevantes
  • Entre 60 e 75 certamente é um influenciador em um ou mais segmentos. Ouça com atenção, reflita sobre qual o melhor caminho para reagir e trate do caso com carinho
  • Acima de 75… bem, partindo do princípio que raríssimos influenciadores brasileiros terão score superior a 85, aglutinei todos estes mega-influenciadores-ultra-relevantes na categoria 75+. Se um ator social com esse grau de Klout falar bem de você, te seguir ou te recomendar, parabéns, pode se preparar pra um ótimo e bem sucedido impacto. Agora, companheiro, se o usuário estiver te metendo o malho… pare, pense, pesquise com mais calma o problema e monte uma ação séria, sensata e de valor para tratar do assunto. Eventualmente, não descarte acionar o red alert e começar uma reunião com seu comitê de e-crises.

:: Como elevar meu nível no Klout?

Com base nas definições de cada uma das 35 variáveis do Klout, para elevar seus pontos e grau de influência, você precisa:

  • Ser seguido por perfis influentes
  • Ter seus posts/comentários > RT, curtidos, comentados
  • Ter cliques nos links que você posta
  • Ser ativo – falar, postar, contribuir, compartilhar… escrever, agir!
  • Siga também – redes sociais são ambientes de interação. Mantenha, no máximo, uma relação de 12/1 (a cada 12 pessoas que te segue, siga uma)

:: Cases relevantes

Coloquei em um PPT (veja abaixo ou faça download aqui) recomendações e melhores práticas sobre como utilizar o Klout, algumas informações úteis sobre a ferramenta, e exemplos que admiro, relevantes e com boa pontuação de relevância.

 

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Não se esqueça jamais do seguinte – o Klout não é suficiente para qualquer tomada de decisão! Como falei neste post, trata-se de uma das ferramentas para auxílio na tomada de decisões estratégicas (uma bem importante, claro). Ou seja, talvez o usuário pesquisado não tenha um Klout forte/alto, mas ao procurá-lo no LinkedIn você poderá ver que se trata de um alto executivo de uma empresa importante, por exemplo. Ainda, se possível, consulte mais sobre ele na base de dados de sua empresa. Novamente – pode não ser muito influenciador nas redes sociais, mas talvez um cliente super especial, que gaste muito todos os meses com você.

Ficando atento a estas recomendações e tomando cuidado com eventuais armadilhas, estou certo que o uso do Klout como mensuração do grau de influência de seus seguidores, ofensores e advogados, será bastante útil para formulação de suas estratégias de comunicação e marketing digital.

:: De onde vem o termo Klout?

Por fim, vale compartilhar essa curiosidade, trazida pelo Daniel Godoy Lopes, que foi meu aluno em um curso para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Segundo Daniel, “to have clout” significa ter poder, ter influência, especialmente política. Com base nisso, fica até mais fácil entender de onde os criadores da ferramenta puxaram o “Klout“.

 

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