Nino Carvalho – Consultor e Professor

A distância entre teoria e prática

24 de agosto de 2010

Passei a tarde na Livraria da Cultura, em SP, passando o tempo de uma das minhas formas preferidas: vendo, lendo e comprando livros! A Cultura tem várias lojas (umas dedicadas a determinadas editoras, outras sobre assuntos específicos), sendo que a principal tem três andares… é mega!

Devo ter folheado uns 30 ou 40 livros e acabei comprando uns 10! Percebi que os livros feitos por acadêmicos, em áreas de comunicação e marketing digital particularmente, são muito distantes do mundo prático – desde a escolha dos temas até a forma de escrever.

Apesar de valorizar muito a academia e a teoria (eu mesmo com um pé por lá) e achar importante estudar por livros e, principalmente, por artigos acadêmicos, acho uma pena ver que os professores e pesquisadores por aqui dificilmente conseguem travar uma boa comunicação com o leitor. Nesse sentido, os acadêmicos estrangeiros estão bem mais avançados; conseguem alinhar um conteúdo sólido e bem fundamentado a um texto gostoso, útil e de fácil aplicação nos problemas que enfrentamos no mundo real, ou seja, no nosso dia-a-dia como profissionais em empresas ou agências.

Quando passei o olho em algumas coletâneas de artigos… nada apelativo… textos densos e complicados, títulos do tipo “Uma análise da comunicação dialógica em ambientes mediados por computador e a semiótica da linguagem entre usuários de bibliotecas no interior do Acre”…

De outro lado, os chamativos livros dos gurus são totalmente rasos, com muito foco em modismos e/ou ferramentas. Há desde nomes megalomaníacos a listas de referências ou bibliografia vazias; uma verdadeira salada de autoajuda profissional… cilada perigosa pro leitor leigo. Infelizmente, há um claro gap entre os que têm conteúdo, mas não o passam bem, e os que dão orelhadas bem embaladas e ganham seus 15 minutos de fama…

De qualquer forma, o fato é que tenho tentado coletar conteúdo principalmente sobre comunicação digital, relações públicas, planejamento de comunicação etc, para utilizar o material selecionado em duas publicações que tenho pela frente: um capítulo em um livro-referência em Assessoria e Comunicação, e o meu próprio livro, que será publicado ano que vem, espero!

Enfim, coloquei abaixo os livros que comprei ou ganhei recentemente:

  • Comunicação Integrada de Marketing (Duda Pinheiro e José Gullo – 2009)
    Tive o prazer de conhecer pessoalmente o professor Gullo, que tem uma cabeça fantástica. O livro é fundamental pra quem trabalha com CIM (Comunicação Integrada de Marketing) e trata muito bem dos conceitos fundamentais de marketing, comunicação, RP, publicidade etc. Gostoso de ler, você vai terminar rapidinho. Entrou na minha lista de favoritos ;-)
    .
  • Cultura e Comunicação Organizacional (Marlene Marchiori – 2008)
    Um clássico exemplo do problema de comunicação entre acadêmicos e práticos… provavelmente o livro foi copy-and-paste da tese de doutorado da autora. Há partes interessantes, mas muita repetição de idéias e nada de relevante sobre os impactos da internet na comunicação, nas funções de relações públicas etc…
    .
  • O Lucro ou as Pessoas (Noam Chomsky – 2002)
    Não é particularmente sobre internet, marketing ou comunicação, mas considero um dos principais red pill (daqueles que abrem a cabeça mesmo!) sobre como nosso mundo e nossa sociedade funcionam. Leitura complementar mandatória pro profissional moderno.
    .
  • Hipertexto e Hipermídia (Pollyana Ferrari, org. – 2010)
    Este é um excelente exemplo de conteúdo acadêmico bem colocado pro mercado. A Pollyana é muito fera e esta organização de artigos é fantástica. Boa seleção de autores e temas (como Imprensa Móvel, Jornalismo e Blogs, Jornalismo e Games etc). Preço bom também, vale muito comprar.
    .
  • Jornalismo Online: modos de fazer (Carla Rodrigues, org. – 2009)
    Outra ótima organização/seleção de artigos de qualidade. Foco em Jornalismo Online, bons autores, boa estrutura e sugestão de temas como convergência, integração mercado/academia, blogs etc). Como no caso do livro da Pollyana Ferrari, este também tem um preço bom e é recomendado.
    .
  • Marketing no Setor Público (Philip Kotler e Nancy Lee – 2008)
    Já tinha gostado de outro livro do Kotler fora da praia dele (que é Marketing de Produtos), sobre Marketing Estratégico para Organizações não-lucrativas. É difícil encontrar títulos bons para marketing em serviços públicos e no terceiro setor, por isso quis pegar esse para ter à mão quando algum projeto para clientes da área pública pintar…
    .
  • Planejamento Estratégico Digital (Felipe Morais – 2009)
    Senti falta de bibliografia, com talvez uns dois títulos interessantes em uma lista magra com nove referências apenas. Apesar de falar de planejamento estratégico, faltam as principais referências na área… A estrutura e alguns capítulos são insuficientes. Por exemplo, o autor fala somente por duas página sobre a matriz SWOT e ainda com uns errinhos de conceito. A análise do ambiente de marketing foi deixada de lado, mas talvez seja interessante ler com paciência e boa vontade a abordagem das outras análises que o autor sugere.
    .
  • Uma História Social da Mídia (Asa Briggs e Peter Burke – 2002)
    O livro me chamou muito a atenção pelo tema, título, capa, tudo. Quando fui folhear gostei mais ainda. É uma abordagem muito interessante de como a mídia e a comunicação na sociedade evoluíram desde a prensa de Gutenberg até nossos dias de internet. Talvez o livro com essa pegada histórica sobre a área mais interessante que já tinha visto.
    .
  • Internet, e depois? (Dominique Wolton – 2003)
    É o segundo livro que compro que traz uma visão crítica das novas mídias (o outro é Culto do Amador, de Andrew Keen). Acho importante que nós, profissionais de diferentes áreas de internet e tecnologia, também tenhamos interesse por ouvir idéias opostas à corrente que seguimos. Por isso, indico essa leitura.

Vale também dar uma olhada nesta lista de referências e bibliografia (com sugestões em inglês e português) – embora ainda não tenha incluído novas sugestões há umas semanas. Separei também essa definição de Comunicação Integrada da Wikipedia.

Receba novidades no seu email
Faça uma busca em nosso site
Nino Carvalho Consultoria e Capacitação
Avenida Engenheiro Sousa Filho, 1206 - Casa 210
Itanhangá - Rio de Janeiro, RJ - 22753-053 - Brasil

(21) 4042.8363(11) 3280.2468