Nino Carvalho – Consultor e Professor

Entrevista com Marcos Facó – Diretor de Comunicação e Marketing da FGV

07 de junho de 2016

O mercado de Marketing Digital está em constante transformação, com mudanças que impactam não apenas o profissional, mas as agências, os clientes/empresas e até mesmo as plataformas digitais, como o Google, Facebook ou LinkedIn.

Marcos Faco - Diretor de Marketing e Comunicacao FGVPara falar mais sobre esses e outros temas, conversei com o Diretor de Comunicação e Marketing da Fundação Getulio Vargas (FGV), Marcos Facó.

O executivo foi premiado, em 2015, como um dos profissionais mais influentes do LinkedIn no Brasil, sendo o primeiro lugar dentro do segmento de Educação e Ensino. Facó possui Mestrado pela FGV, MBA na PUC-RJ, além de diversos cursos na Kellog, MIT, Harvard, Columbia e Stanford. Além de todo esse background fantástico, Marcos Facó também é professor dos cursos de MBA e de Pós-MBA em Marketing Digital da FGV em todo o país.

Durante a conversa, fiz uma “pergunta de um milhão de dólares” ao Prof. Facó. Busquei entender em qual área ele investiria atualmente para alcançar o sucesso no mercado no futuro. Acredito que você irá gostar da resposta…

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 Confira a seguir os principais pontos discutidos:  

Investimentos da FGV em Marketing Digital e a evoluída mentalidade estratégica da organização, que hoje aplica mais de 50% de toda sua verba de marketing em ações digitais.

Mídia programática, o mercado no Brasil, a complexidade e o potencial desta área, os desafios da aplicação de mídia programática, bem como o que deu certo para a FGV em iniciativas nesta linha.

– As dificuldades e a realidade do atendimento das agências junto a seus clientes, como a diferença do momento de venda (com os gestores da agência, normalmente muito qualificados) em relação ao dia a dia, com um tratamento dado por profissionais muitas vezes pouco experientes.

– As potenciais mudanças no cenário de Marketing Digital com a entrada cada vez mais atuante de players como Google, Facebook e LinkedIn atuando diretamente com o consumidor final / cliente, tirando o peso e a importância das agências.

– As plataformas mais eficientes em termos de conversão e performance para empresas. Facó diz que o Google, para a FGV, é a melhor plataforma em termos de performance, enquanto que o Facebook, muito utilizado pela organização, tem sido mais adotado para trazer resultados de conversão cada vez mais semelhantes aos dados pelo próprio Google.

Vídeo - Entrevista com Marcos Facó

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– Facó afirma que o “LinkedIn é a plataforma do futuro” e a FGV tem utilizado cada vez mais essa rede social de diferentes maneiras, como grupos de alunos da instituição e como ambiente de publicidade, por exemplo. Vale dizer que a FGV é uma das 10 instituições de ensino mais bem rankeadas no LinkedIn, à frente de Harvard, MIT e Stanford. Outro grande benefício do LinkedIn é o fato da plataforma ter um banco de dados sempre muito atualizado e completo, já que os próprios participantes da rede social se preocupam em sempre estarem com suas informações atualizadas.

– Sobre Marketing Direto pela internet (SMS, email), Facó comenta que a abordagem normalmente utilizada pelas empresas ainda está longe de realmente ser customizada para o “um para um” e que, na realidade, trata-se de uma personalização básica, que ainda guarda características de “um para muitos”, como no próprio caso de campanhas de email marketing.

– O SMS tem sido uma ferramenta poderosa para a FGV com seus clientes (os alunos), mas Facó não acredita que o SMS pode ser útil como atração ou conversão de prospects, principalmente por ser uma ferramenta muito invasiva.

– Ainda sobre mobile, Facó fala da experiência da FGV com a comunicação digital com prospects de vestibular. Esse público, de acordo com o Diretor da Escola, está sempre conectado em dispositivos móveis, de forma que ter os canais digitais preparados para um bom desempenho mobile torna-se fundamental.

– Outro ponto tratado pelo executivo é a angústia normal do cotidiano do profissional de Marketing Digital, dada a velocidade com que o mercado online evolui de maneira extremamente dinâmica e veloz: “se você não aprender diariamente, está fora do mercado”, comenta.

– Por fim, Facó dá recomendações para o profissional da área digital que pretende continuar se aprimorando com cursos e educação formal. Para o executivo, o desafio de lidar com tantas fontes de informação e a dificuldade de selecionar o melhor caminho, faz com que ele busque cursos de curta duração no exterior, além de acompanhar blogs e sites especializados para que o profissional permaneça atualizado.

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