Nino Carvalho – Consultor e Professor

Jornalismo digital: O consumo de notícias online em diversos países do mundo

18 de julho de 2013

O Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, da Universidade de Oxford (Inglaterra), lançou um grande estudo sobre jornalismo digital, com base em pesquisas envolvendo 11 mil usuários de internet em países como Reino Unido, Estados Unidos, Dinamarca, França, Alemanha, Espanha, Itália, Brasil e Japão.

A pesquisa revela detalhes como as mudanças sobre como, quando e onde as pessoas acessam notícias, enfatizando a mobilidade e a necessidade dos leitores em querer, cada vez mais, ter acesso às informações em qualquer dispositivo, em qualquer formato e em qualquer hora do dia.

Um dos principais insights do estudo afirma que a cultura de um país tem grande relação com a maneira que os indivíduos se envolvem com a comunicação online. Por exemplo, países em que o povo é mais carismático e comunicativo, como Brasil, Itália e Espanha, são aqueles que também mais interagem com os portais de notícias. Já em países de cultura mais conservadora, como Alemanha e França, a preferência ainda é pelos meios de comunicação tradicionais como TV, rádio e jornal impresso.

Também há grande diferença no engajamento e compartilhamento de informações: como já sabemos, os brasileiros são cinco vezes mais participativos que britânicos e japoneses, por exemplo.

O relatório e a apresentação da pesquisa estão disponíveis no site http://www.digitalnewsreport.org.

Receba novidades no seu email
Faça uma busca em nosso site
Nino Carvalho Consultoria e Capacitação
Avenida Engenheiro Sousa Filho, 1206 - Casa 210
Itanhangá - Rio de Janeiro, RJ - 22753-053 - Brasil

(21) 4042.8363(11) 3280.2468