Nino Carvalho – Consultor e Professor

Manual de Jornalismo – referências selecionadas

07 de abril de 2013

Em respeito ao Dia do Jornalista (hoje, sete de abril), fizemos uma seleção de documentos úteis para os jornalistas e outros profissionais de conteúdo (tanto no ambiente on, quanto no offline – se é que há tantas diferenças assim em termos de redação e melhores práticas!). São diversos tipos de referências, como: Manual de Redação, Manual de Jornalismo, Guidelines Editoriais etc.

Os documentos foram buscados diretamente na internet e selecionados por nossa equipe, de maneira a agrupar uma lista que unisse qualidade e variedade, para utilização e inspiração em organizações públicas e privadas de diferentes focos de atuação.

:: Breve Overview

Fiquei muito positivamente surpreso com a oferta de documentos de órgãos públicos (tanto no Brasil, quanto no exterior) que, de longe, ultrapassam (não só em volume mas, por vezes, em qualidade) os exemplares de empresas privadas. Nesse sentido, vale destacar a série de manuais, políticas e diretrizes do British Council (órgão do Governo do Reino Unido para promoção de relações culturais e educacionais com outros países), que inclui documentos como: Valores Editoriais, Privacidade e até como lidar na comunicação com o público infantil.

Imagem Ilustrativa - Guidelines Editoriais

 De maneira igualmente ampla, as diretrizes do grupo australiano de comunicação ABC também estão bem detalhadas e organizadas em vários tópicos. São dezenas de documentos à disposição do público, desde as Políticas Editoriais até orientações sobre como lidar com reclamações.

Outro ponto claro e de fácil percepção é o fato de os guias e manuais de organizações estrangeiras (principalmente norte-americanas, australianas e britânicas) são vastos e amplamente divulgados na internet, enquanto que, no Brasil, muitas empresas utilizam as diretrizes como um produto e vendem livros com suas melhores práticas, como é o caso do Manual de Redação da Jovem Pan ou o da CBN. Alguns veículos jornalísticos mantém uma edição impressa à venda, mas também oferecem o conteúdo online, como o faz a Folha de São Paulo.

Por fim, vale destacar o Manual Editorial da ONU, bem organizado, todo online e detalhado em pontos como Estilo, Formato, Uso de Fontes de Informação, entre outros. Além disso, a ONU foi a única organização a trazer, de maneira útil e em ordem cronológica, as atualizações feitas nos documentos, de 2009 a 2013.

Enfim, a lista com alguns dos documentos que entendemos serem de utilidade para uso e pesquisa de profissionais de comunicação. Essa lista não é imutável, infalível e muito menos completa, de maneira que conto com a contribuição de todos para constante atualização e ajustes.

:: Veículos de Comunicação do Brasil

:: Veículos de Comunicação do Exterior

:: Agências de Notícias

:: Organizações Públicas

:: Organizações Privadas 

:: Instituições de Ensino
:: Outras organizações do Brasil e Exterior
 

Se você tiver mais dicas de outras referências de peso para incluirmos nessa lista, por favor, mande-nos um email.

Receba novidades no seu email
Faça uma busca em nosso site
Nino Carvalho Consultoria e Capacitação
Avenida Engenheiro Sousa Filho, 1206 - Casa 210
Itanhangá - Rio de Janeiro, RJ - 22753-053 - Brasil

(21) 4042.8363(11) 3280.2468