Nino Carvalho – Consultor e Professor

O enorme sucesso do Pinterest (e o que isso pode significar para sua marca)

10 de outubro de 2012

Tenho notado o interesse de alguns clientes, colegas e alunos sobre Pinterest. Nos últimos meses, acompanhamos de perto (e de olhos bem abertos!) a evolução dessa mídia social e, como resultado, decidimos postar algo completo e útil que possa ser verdadeiramente de valor para nossos leitores.

E, vale reforçar, quando falo do sucesso do Pinterest, não me refiro somente ao aumento de número de usuários, mas, principalmente, à relevância que a rede tem ganhado recentemente no Brasil e no mundo (apesar de, em meados de 2011, já ter sido eleito um dos 50 Melhores Sites do Ano, de acordo com a revista Time). Mais recentemente, a TechCrunch elegeu a rede social como a melhor startup de 2011.

Um pouco de contexto sobre o Pinterest

O Pinterest é uma rede social usada para carregar, guardar, classificar, gerenciar e compartilhar imagens. Dois anos depois de ter sido criada (em 2010, nos EUA), já se tornou a terceira rede social mais acessada entre os norte-americanos, perdendo somente para o Facebook e o Twitter. De acordo com o site Social Media Today, a rede está a frente do Linkedin, do Google+ e do MySpace.

Uma pesquisa do Comscore afirma que o Pinterest aumentou em oito vezes sua audiência no primeiro trimestre de 2012. Somente na América Latina, 1,3 milhões de usuários usaram a rede social em abril, em comparação com apenas 153 mil no início do ano. Outra informação interessante é que as mulheres são maioria entre os usuários: mais da metade dos visitantes do Pinterest na América Latina são do sexo feminino (57,2%). No total, elas representam 62,5% de todas as visualizações de páginas e 65,2% do tempo gasto no local. Além disso, um em cada três visitantes têm idade entre 25 e 34 anos.

Por outro lado, conforme vai se tornando um grande sucesso, destacam-se algumas questões polêmicas relacionadas à política de privacidade do serviço, entre outros pontos.

A utilização do Pinterest como ferramenta de Comunicação e Marketing

Nos negócios, o Pinterest tem sido estrategicamente utilizado, principalmente pelo potencial que a ferramenta possui de direcionar tráfego qualificado para o site (ou hotsite, landing page etc) da marca. Para exemplificar o quanto empresas de e-commerce já estão antenadas no poder de conversão do Pinterest, a PriceGrabber publicou um estudo o qual apontou que cerca de 21% dos usuários já compraram produtos que foram compartilhados nessa rede.

Desde lojas de roupas a organizações multinacionais, muitas empresas têm utilizado o Pinterest. No segmento de e-commerce, por exemplo, podemos destacar: eBay, Amazon e Netshoes. Dentre as empresas B2B, Xerox, Fedex, AMD e AT&T são algumas das marcas que já aproveitam a ferramenta.

Pinterest da Netshoes (10/10/2012)

Pinterest da Netshoes (em 10/10/12)

Empresas de Consumo, principalmente nas áreas de moda, alimentos, decoração e construção compõem boa parte dos cases mais interessantes. Nesses setores, podemos elencar como bons exemplos os perfis de marcas como Dior, Pizza Hut, Imaginarium e Tecnisa (esta última foi uma das pioneiras do Brasil no uso desta rede social).

No início de 2012, a Kotex (empresa que vende absorventes femininos) fez uma das primeiras campanhas publicitárias do mundo utilizando o Pinterest. O vídeo a seguir conta um pouco mais de como essa iniciativa foi pensada e implementada.

Mesmo organizações do Terceiro Setor já se aventuram no Pinterest, como o faz o  Greenpeace Brasil, que aproveita o canal para anunciar suas campanhas, com fotos e textos de curiosidades, além de expor imagens que sensibilizam seu público. Com um tom parecido, vale ver também o board do Discovery Channel.

Pinterest e a febre dos Infográficos

Dadas as características próprias do Pinterest, um dos principais usos dessa rede é a promoção e o compartilhamento de infográficos. Existem diversos perfis ligados às áreas de Comunicação, Marketing, Internet, Tecnologia (desde profissionais destas áreas, até agências ou institutos de pesquisa) que têm aproveitado muito bem o potencial da rede para forjar relacionamentos sólidos com seus públicos, além de angariar novos seguidores e ampliar a disseminação de sua marca.

Nessa linha, podemos destacar algumas referências em marketing digital que têm obtido muito sucesso na utilização de infográficos para fortalecer sua reputação no ambiente online, como: Cool Infographics (blog), eConsultancy (uma das principais marcas de treinamento executivo em Marketing Digital do mundo) e Mashable (site com importantes referências sobre o tema).

Pinterest da eConsultancy (10/10/2012)

Pinterest da eConsultancy (em 10/10/12)

Vale dizer que nós também estamos há algum tempo no Pinterest e já postamos dezenas de infográficos segmentados em temas como: Mídias Sociais, Mercado B2B, Educação, Mobile e Marketing de Busca, entre outros.

Pinterest da Nino Carvalho Consultoria (em 10/10/12)

Breves curiosidades

Conforme a rede social foi crescendo, foi “natural” que outras fossem surgindo, como clones. Entre elas, destacamos o Gentlemint, exclusivamente voltado para o público masculino; o Pinspire, em que os usuários compartilham conteúdo sobre casamento, decoração, receitas, entre outros; e o Decora.me, dedicados a arquitetos decoradores, designers e para o público em geral interessado nesse segmento.

Se você ainda tem dúvidas ou quer se aprofundar no uso do Pinterest para sua organização, vale pesquisar algumas referências que selecionamos:

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