Nino Carvalho – Consultor e Professor

Panorama sobre as Mídias Sociais em 2012

10 de janeiro de 2013

O instituto de pesquisas Nielsen publicou um panorama sobre as mídias sociais em 2012 em todo o mundo. O relatório apresenta alguns fatos que contribuíram para a evolução das mídias sociais, bem como o impacto perante marcas e os consumidores, principalmente nas decisões de compra.

Nossa equipe avaliou e digeriu o relatório da pesquisa para trazer alguns highlights nesse post:

:: Mobile
Ainda que os computadores sejam protagonistas, o número usuários de smartphones, tablets e outros gadgets está crescendo consideravelmente a cada ano. O tempo de uso das mídias sociais em apps mobile subiu 120% em 12 meses.  Além disso, 46% dos usuários destas mídias acessam suas redes pelo celular e 16% através do tablet.

:: Proliferação
Novos sites de mídias sociais são criados constantemente aumentando o leque de opções. Além dos já consagrados Facebook e Twitter, 2012 foi o ano do auge de ferramentas como o Pinterest, uma verdadeira “vitrine online”. Entre os sites mais visitados em 2012, o Tumblr e o Google + aparecem com um crescimento de 55% e 80%, respectivamente, em seu número de visitas desde quando foram criados.

:: Sala de estar global
A experiência de assistir à televisão está cada vez mais imediata e compartilhada. Na América Latina, mais de 50% dos internautas afirmam que acessam seus perfis enquanto veem TV. Na África, esse número sobre para 60%. As pessoas aproveitam suas redes para compartilhar impressões sobre o que estão vendo. Um grande exemplo no Brasil foi a novela Avenida Brasil, que permaneceu entre os assuntos Trending Topics do Twitter em quase todos os dias, enquanto era exibida.

:: Empresas e clientes
As mídias sociais se tornam um importante canal de relacionamento entre empresa e cliente. Um em cada três usuários afirma preferir este canal ao invés do telefone para reclamar de problemas e serviços.

Algumas marcas já perceberam este movimento e tentam explorar ao máximo a capacidade de interação das redes. Podemos destacar o perfil do Ponto Frio no Twitter, que utiliza o personagem Pinguim para interagir com os clientes e seguidores, e a Samsung, que ganhou visibilidade no Canadá após o recebimento de um desenho de dragão, feito por um cliente interessado em ganhar um aparelho de graça. Na época, a marca respondeu dizendo que se desse smartphone para todos, iria à falência e anexou à mensagem um desenho de um canguru em um monociclo. Em pouco tempo, a mensagem tornou-se um dos assuntos mais comentados no Facebook e, por conta disso, o rapaz ganhou o celular personalizado com o desenho do dragão atrás.

:: Oportunidades no mercado
A pesquisa dá a dica: os profissionais desta área devem buscar novas maneiras para explorar essas mídias com o objetivo comercial. Cerca de um terço dos usuários de mídias sociais acham anúncios nesses locais mais irritantes do que em outros tipos de sites. No entanto, mais de um quarto deles são mais propensos a dar atenção a anúncios compartilhados por seus contatos sociais. Muitas empresas, porém, ainda não segmentam corretamente seus anúncios, que acabam chegando a quem não tem tanto interesse na marca e/ou produto. As empresas gastam mais do que previam e o anúncio não é tão eficiente.

:: Outros números significativos da pesquisa

  • 70% dos internautas ouvem a opinião de outros antes de comprar
  • 65% leem mais sobre o produto/serviço/marca
  • 53% elogiam as marcas que gostam
  • 50% escrevem suas preocupações ou reclamações
  • 47% compartilham descontos e promoções

Clique aqui e conheça o estudo completo.

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