Nino Carvalho – Consultor e Professor

Profissionais Digitais com dificuldade de acompanhar as novidades na web

22 de agosto de 2010

Provavelmente você já sentiu angústia ou ficou nervoso por não conseguir acompanhar o volume absurdo de informações que correm (voam!) no mundo digital. Em poucos anos o Facebook já chega a quase 600 milhões de usuários, todo mundo tá fazendo ações de marketing móvel e com realidade aumentada, o Twitter é febre nacional, o FourSquare chegou com tudo… é muita novidade mesmo… O pior é que, como em todo e qualquer modismo, tem muita ferramenta ou site que chega e some rapidinho, como o Google Wave (no início o pessoal disputava por convite e agora o Google disse que vai descontinuar o serviço).

No início deste ano, o Creative Group fez uma pesquisa com profissionais de comunicação e marketing nos Estados Unidos. O estudo mostrou que 65% dos entrevistados acham complicado acompanhar tantas mudanças. Segundo os pesquisadores, para ficar atualizados, estes executivos recorrem a conferências e seminários (23%), networking (18%), treinamento online ou webinars (17%), mas só 14% recorrem às redes sociais (em particular – Twitter, Facebook) e apenas 7% contam com os blogs.

Entendo, claro, que de fato não é fácil ficar acompanhando tudo isso (e muito mais difícil é alimentar ativamente todas as redes sociais das quais fazemos parte!). No entanto, é ilusão achar que dá pra trabalhar com marketing (especificamente na área digital) sem estudar todo santo dia. Aqui na minha equipe, por exemplo, estimulo demais que todo mundo dedique tempo a estudar – seja navegando em sites ou blogs, assistindo a vídeos, lendo artigos…

Bem, se valer a dica, o que eu costumo fazer é:

  • Acessar diariamente (várias vezes por dia) o Twitter para consumir e trocar informações – coleciono muita coisa nos favoritos do meu Twitter
  • Quase todos os dias leio artigos acadêmicos. Acho que é uma fonte fantástica, séria, com credibilidade… encontro muita coisa procurando por termos de interesse no Google e focando em PDFs (exemplo: “marketing digital brasil” filetype:PDF)
  • Dedicar tempo pra ver os cases, pesquisas, infográficos (aliás, fiz esse post sobre infográficos) e textos que profissionais do meu filtro social sugerem
  • Para organizar melhor as informações úteis para referências futuras, me viciei em utilizar o Delicious. Isso vai te poupar muito tempo no futuro!

Sugestões de aprofundamento:

Receba novidades no seu email
Faça uma busca em nosso site
Nino Carvalho Consultoria e Capacitação
Avenida Engenheiro Sousa Filho, 1206 - Casa 210
Itanhangá - Rio de Janeiro, RJ - 22753-053 - Brasil

(21) 4042.8363(11) 3280.2468