Nino Carvalho – Consultor e Professor

Senado e a Internet – primeira iniciativa 2.0

02 de outubro de 2010

Em meados de setembro recebi email de um aluno dos meus cursos sobre Marketing Digital para o Senado Federal. Ele apresentou a primeira iniciativa da instituição nas redes sociais: uma campanha estimulando o voto consciente > Seu Voto Faz o Congresso Nacional. A ação também tem perfil no Twitter (@vocenosenado) e saiu muito positivamente na mídia on e offline (veja exemplos diversos nos resultados do Google).

Gosto de pensar que a idéia nasceu, ainda que num formato muito embrionário, em uma acalorada discussão que tivemos no curso sobre como os recém egressos na área de comunicação do Senado poderiam utilizar a internet para reverter a imagem atual não apenas desta, mas de diversas instituições do poder federal. Compartilhamos alguns exemplos de comunidades e blogs criticando o excesso de corrupção, a compra de votos e os políticos de ficha suja.

Mas não foi este o único investimento que o Senado está fazendo em comunicação digital. Em setembro, a Casa promoveu um workshop de mídias digitais, que contou com alguns dos principais profissionais da área no país, como Manoel Fernandes, da Consultoria Bites. Além disso, também neste segundo semestre de 2010, o Senado Federal colocou sua biblioteca à disposição de consultas via internet. A Biblioteca do Senado tem mais de três milhões de conteúdos, em diversos formatos, sobre mais de cinco mil temas.

É fácil achar exemplos do que o brasileiro pensa do cenário político no Brasil. No Orkut, por exemplo, há uma enxurrada de comunidades com temas como Fora Sarney e As Eleições Viraram Circo. Naturalmente, também há comunidades com conteúdo positivo, que podem ter membros úteis, como válidos aliados para ajudar os órgãos federais a reverter esse legado negativo. Dentre os exemplos positivos, destaco Eu Assisto á TV SenadoPolíticos do Futuro.

A iniciativa é mais que louvável e necessária, principalmente nesse momento particularmente interessante dado à abertura da internet para exploração de campanhas políticas. Vimos muita loucura (desculpe, não há como classificar de outra forma) quase que inacreditáveis de candidatos em todas as partes do Brasil. Cheguei a dar uma palestra sobre Política e Internet e também achei alguns exemplos no mínimo bizarros:

  • Lindolfo Pires = utilizando música Beat It (Michael Jackson) em seu jingle
  • Mulher Pera = a profissional semi-analfabeta também tenta o dinheiro da vida fácil da política
  • O apelo pornográfico do “experimente o novo” feito por um plagiador das cores e até mesmo o logo usados na campanha do Obama!
  • E o compilado, em vídeo, das comédias do horário político… coloquei abaixo um mais, digamos, representativo, mas você também pode rir e chorar à vontade aqui.

Em meio a essa zona eleitoral é mais que importante o trabalho do Voto Consciente promovido pelo Senado Federal

Particularmente, vejo esse momento de Eleições 2.0 como um marco importante para separar o joio do trigo. Quem pensar em usar o potencial do meio digital para ser eleito, tá fora. Já aqueles que perceberem que devem aproveitar as ferramentas de comunicação digital para estreitar laços com os eleitores e, de fato, integrar os cidadãos em suas decisões políticas (verdadeiramente representando o povo no governo), esses terão muito mais chances de, após alguns poucos anos de investimentos sérios no relacionamento por intermédio da internet, receberem o retorno esperado: um lugar na política.

Parabéns aos alunos/colegas do Senado Federal e todos que fizeram parte dessa iniciativa. Espero honestamente que outros órgãos e políticos sigam o mesmo caminho. No mais, boa sorte a todos na hora do voto neste domingo e bola pra frente!

Por fim, deixo um texto que fiz pro Nós da Comunicação, contando sobre algumas boas iniciativas online de órgãos do Governo Federal.

Receba novidades no seu email
Faça uma busca em nosso site
Nino Carvalho Consultoria e Capacitação
Avenida Engenheiro Sousa Filho, 1206 - Casa 210
Itanhangá - Rio de Janeiro, RJ - 22753-053 - Brasil

(21) 4042.8363(11) 3280.2468