Nino Carvalho – Consultor e Professor

O Ministério Público Federal no Twitter

31 de outubro de 2012

No início de outubro, ministrei um curso sobre Gestão de Mídias Sociais para servidores do Ministério Público Federal em Brasília – em particular, gestores da presença social dos perfis do MPF nos diversos estados do Brasil.

Durante a aula, apresentamos uma breve análise da presença online da instituição, com foco no Twitter, que é a ferramenta social utilizada por todas as 33 divisões (federal, estaduais e regionais) do MPF no Brasil.

O Twitter é muito útil para disseminar/compartilhar informações,  direcionar tráfego qualificado e entregar mensagens de maneira rápida e conveniente. Com base nessas premissas, destaco o perfil institucional (@MPF_PGR) da Procuradoria Geral da República (PGR) que, além de produzir conteúdo próprio, também retuita mensagens de outros perfis relevantes para as atividades do Ministério Público Federal, como TSE, TV Justiça e STF, por exemplo, além de levar conteúdo importante para o cidadão, como o acompanhamento do mensalão, entre outros fatos de peso para o país.

Inspirados pelo tema abordado durante o curso, fizemos uma breve pesquisa sobre como os perfis do MPF no Twitter estão sendo utilizados. O resultado está resumido neste infográfico:

Infografico - MPF no Twitter

Boa parte dos perfis são bem aproveitados: atualizados com frequência, possuem identidade visual customizada (imagens de background e avatar) e têm alto índice de relevância (segundo o Klout). Entretanto, notamos que alguns perfis ainda deixam a desejar (há casos de não haver atualizações há mais de um mês) e outros jamais foram utilizados.

Assim como em diversos outros órgãos públicos, ainda falta ao Ministério Público Federal uma gestão melhor estruturada das mídias sociais. Não por falta de profissionais competentes, mas por dificuldades processuais e da alta gestão.

De fato, com base nos dados coletados nesta pesquisa, avaliamos que, de maneira geral, a instituição está caminhando para ser uma potente aliada do cidadão no que tange à busca de informações relevantes e à participação mais ativa da comunidade em questões demasiadamente sérias e importantes para o País.

Confira o infográfico que criamos com o resultado da pesquisa. Acesse também a lista que criamos em nosso Twitter com todos os perfis do MPF/PGR.

Lembrando que o grupo Comunicação Digital no Setor Público está aberto à participação de profissionais da área digital, servidores, acadêmicos e pesquisadores do tema. Participe!

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