Nino Carvalho – Consultor e Professor

Política e Manual de Conduta em Mídias Sociais – case da Embrapa

03 de maio de 2012

Um dos pontos mais sensíveis e relevantes para qualquer organização é ter diretrizes que orientem seus colaboradores, e outros stakeholders, a utilizar o potencial das mídias sociais de maneira a maximizar o impacto positivo das ações da organização no ambiente digital.

No entanto, ainda são poucas as empresas que atentam para esta área. Uma pesquisa publicada pelo eMarketer, em 2009, apontou  que 75% das empresas em diversas partes do mundo não possuem qualquer política formal de uso das mídias sociais por parte dos empregados.

Empresas que possuem uma Política formal de uso das Mídias Sociais pelos empregados (2009)Fonte: eMarketer, 2009

São diversos os casos infelizes, de empresas que, por um motivo ou por outro, acabam sendo protagonistas de verdadeiros fiascos no mundo online. Parte desses problemas (talvez a maioria…) poderia ser minimizado ou completamente evitado com melhores diretrizes para os envolvidos (dentro e fora da organização) durante o planejamento e execução de projetos e campanhas digitais.

:: Case de Referência no Brasil

Seguindo essa mentalidade, e uma vez mais saindo à frente na área de Comunicação, a Embrapa (que já conta com uma das mais completas e respeitadas Políticas de Comunicação offline do país, capitaneada por profissionais como Wilson da Costa Bueno e Jorge Duarte) lançou no final de abril dois documentos que já são tratados como referência de melhores práticas em órgãos públicos: uma Política de Comunicação Digital e um Manual de Conduta de Funcionários em Mídias Sociais.

O blog SICOM, uma excelente comunidade de Comunicação do Poder Executivo Federal, gerenciado pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, divulgou nota sobre os documentos (trechos abaixo retirados do blog SICOM):

– Política de Comunicação Digital
Para garantir a qualidade da atuação oficial da Embrapa em mídias sociais, a empresa lançou um documento orientador com as diretrizes a serem seguidas pelos profissionais envolvidos nas atividades dos perfis oficiais nas mídias sociais. O documento, que tem como referência a Política de Comunicação da Empresa, oferece orientações mais específicas relativas à participação oficial da Instituição nas mídias sociais, como segurança, usos da marca, gestão de e-crises e legislação, entre outros.

– Manual de Conduta dos Servidores em Mídias Sociais
Empregados e colaboradores da Embrapa devem seguir o Manual de Conduta em Mídias Sociais produzido pela empresa. O documento contém orientações que  todos devem seguir sempre que mencionarem, comentarem, publicarem ou compartilharem conteúdos envolvendo a Embrapa em mídias sociais. Expõe condutas, comportamentos e atitudes que a Empresa espera de seus empregados, bolsistas, estagiários e prestadores de serviços, particularmente no ambiente digital.

:: Metodologia para trabalhos similares

O desenvolvimento destes documentos teve como base norteadora uma metodologia bastante evoluída, que incluiu pesquisas, estudos de benchmarks, reuniões remotas e presenciais, entre outras atividades. Todo o trabalho foi liderado pela equipe de Comunicação da Embrapa, com a Coordenação Técnica de Joanicy Brito e a consultoria e orientação do professor Nino Carvalho.

Segundo o consultor do projeto, “a estrutura dos documentos saiu de estudos de, literalmente, centenas de Políticas de Comunicação Digital de diversas empresas públicas e privadas do mundo inteiro. Pegamos os melhores exemplos e os aprimoramos para chegarmos ao modelo utilizado na Embrapa. Agora é possível que outras organizações, tanto do Setor Público, quanto do Privado, usem os documentos da Embrapa como norteadores para inspirar suas próprias políticas e diretrizes.”, disse Nino.

Um dos principais cases de sucesso na produção, execução e, acima de tudo, compartilhamento/promoção de Política de Mídias Sociais é o do Governo de Victoria, na Austrália (vale dizer que o governo australiano é extremamente avançado nesse aspecto):


Se você se interessa por este tema, não deixe de conferir as referências:

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