Nino Carvalho – Consultor e Professor

Marketing e Mídias Sociais no Setor Público – Dica de Livros

13 de abril de 2016

Em 2009 dei meus primeiros treinamentos para o Setor Público.

Foram dois cursos para a Presidência da República, com quase 150 alunos da área de Comunicação de diversos organismos públicos federais. Desde então tenho estudado e trabalhado muito com algumas das principais marcas públicas do Brasil, além de experiências com instituições do Governo do Reino Unido e do Governo da Angola, bem como projetos em parceria com governos de outros países: Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Índia e África do Sul.

Dada essa experiência de sete anos capacitando e prestando consultoria para o Setor, selecionei os dois livros que mais gosto e que mais recomendo para os profissionais de comunicação, marketing e relações públicas de instituições governamentais, para que possam se aprimorar em suas entregas aos diferentes públicos.


Um dos pontos que posso afirmar com mais propriedade é que, a despeito de uma espécie de preconceito, ou distanciamento, que existe na área governamental em relação à adoção de conceitos de marketing (normalmente ligados a empresas privadas), os dois “mundos” – público e privado – têm muito a aprender um com o outro.

Os dois livros são:

  • Marketing para o Setor Público (Kotler e Lee, 2007, Editora: Bookman).
  • Social Media in the Public Sector: Designing and Implementing Strategies and Policies (Mergel e Greeves , 2013, Editora: Jossey-Bass).

SAIBA MAIS SOBRE OS DOIS LIVROS

O primeiro livro recomendado, Marketing para o Setor Público, irá ajuda-lo a quebrar muitos conceitos e entender que as marcas públicas têm, sim, clientes, concorrentes e que podem (e devem!) ter atividades que visem a arrecadar dinheiro, ainda que seu foco certamente não seja lucrar, como no caso de empresas de mercado.

Particularmente, acho muito relevante que o servidor público compreenda que os cidadãos (além de outros stakeholders importantes) são clientes e devem ser encarados como tal. Similarmente, é preciso reconhecer que as instituições precisam ter objetivos claros e que as estratégias de comunicação sejam focadas em conversão.

A conversão para o Setor Público pode ser, por exemplo, conscientizar certo segmento da sociedade acerca da igualdade de gêneros, diminuir preconceitos em relação ao casamento homoafetivo, solidificar a importância de votar de maneira consciente, ou aumentar a participação e o engajamento popular em campanhas da área de saúde ou de educação.

No segundo livro, Social Media in the Public Sector, o gestor de comunicação pública irá aprender a utilizar os canais sociais online para entregar e ativar as estratégias organizacionais e políticas ou manuais de conduta. Neste livro, o servidor também verá como superar certos desafios de implementação das ações de comunicação digital, como a necessidade de ter os altos gestores a bordo, a capacitação da equipe e a definição de orçamentos para as atividades online.

Os autores também passam por cases que ilustram como o uso estruturado dos canais digitais podem trazer diversos benefícios para a instituição, que vão desde uma melhor percepção da marca junto aos principais stakeholders, até o uso mais eficiente dos recursos públicos.

ASSISTA ao vídeo com as dicas de livros de Marketing Digital para o Setor Público AQUI.

 

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